A telemedicina tem se mostrado cada vez mais desenvolvida na sociedade. Isso porque a tecnologia está em constante desenvolvimento, democratizando, inclusive, o atendimento médico.
Porém, se você ainda não sabe do que se trata a telemedicina, ou tem dúvidas sobre o assunto, acompanhe este conteúdo até o fim e saiba mais!
A telemedicina consiste na prestação de serviços da área médica que é feita pela internet.
É o caso de médicos que acompanham seus pacientes, tiram dúvidas, fazem uma análise clínica e prestam consultas por vídeo chamada, por exemplo.
Nesse sentido, o paciente pode marcar um horário com o médico sem a necessidade de se dirigir até o consultório.
O mesmo vale para o dia da consulta: ela pode acontecer à distância, diminuindo a burocracia para acessar uma consulta médica de qualidade.
Uma consulta telemedicina funciona de modo semelhante às consultas médicas que fazemos pessoalmente.
No entanto, nesse caso o paciente não irá até à clínica médica, mas sim, será atendido no conforto da sua casa, por meio de uma plataforma online na qual médico e paciente se conectam em um horário previamente agendado.
A telemedicina já tem proporcionado uma série de benefícios para médicos e pacientes, como:
Foi em 1990 que aconteceu a primeira experiência com telemedicina no Brasil. No entanto, ela foi concretizada apenas a partir de 1994.
À medida que o tempo passa e a tecnologia vem se tornando ainda mais enraizada na vida das pessoas, a telemedicina tem se expandido cada vez mais.
Em alguns casos, a inteligência artificial vem sendo utilizada na análise de exames e no desenvolvimento de laudos mais precisos e qualificados.
Além disso, o atendimento feito pela IA (antes de passar para o médico) também evita o “gargalo” de contatos e o excesso de “filas” que possam existir na área da saúde.
A telemedicina necessita de uma infraestrutura online que seja qualificada. Uma empresa de saúde (clínica) precisa contratar outra que trabalhe focada em telemedicina, a fim de ter acesso a uma plataforma confiável e de qualidade.
Depois disso, essa clínica poderá iniciar os serviços de telemedicina, desde que siga todas as regras estabelecidas pelos órgãos públicos.
Não podemos apontar o valor exato, ainda mais porque estamos tratando de uma profissão muito recente no mercado.
Porém, segundo fontes, é possível que um técnico em telemedicina receba salários que variam entre R$ 3 mil e R$ 7 mil.
Existem algumas atuações que a telemedicina pode colocar em prática, como:
Na telemedicina são permitidas as consultas online e à distância, assim como os laudos à distância também podem ser ofertados.
No entanto, em casos emergenciais a telemedicina não é permitida e um pronto atendimento precisa ser procurado.
Quando não existe a necessidade de ser feito um exame físico, a teleconsulta pode ser bem interessante.
Porém, se houver a necessidade de intervenção ou exame físico, o paciente ainda terá que procurar o médico pessoalmente.
A teleconsulta também pode ter caráter orientativo e humanizado, visando dar direcionamentos ao paciente para que este venha a ter mais bem-estar e qualidade de vida.
Vantagens:
Desvantagens:
A sua implementação e a mudança cultural são dois dos principais desafios da telemedicina.
Isso porque tanto as instituições de saúde, quanto os próprios pacientes, podem ter problemas para se adaptar às novas tecnologias.
Isso impede que a telemedicina seja ofertada de forma qualificada.
Além disso, a cultura de ir até o médico ainda é muito forte. Desse modo, essa mudança cultural tende a ser um problema para a telemedicina – as pessoas ainda têm tabus com relação ao atendimento online.
O funcionamento é simples: o paciente pode agendar um horário para ter a sua consulta online com o médico, fazendo a vídeo chamada no dia e hora acordados.
Quanto ao atendimento gratuito, ainda é necessário encontrar instituições que possam ofertar esse tipo de atendimento.
A telemedicina ainda gera muitas dúvidas e dificuldades para algumas pessoas.
Em contrapartida, também tem se mostrado como uma ferramenta bastante interessante, especialmente para quem busca agilidade e atendimento mais humanizado.
Fato é que ainda temos muito o que caminhar nesse ramo, mas outro fato é que a tecnologia veio para ficar.
Nos resta saber como usá-la da melhor forma possível.
Telemedicina: uma visão geral do estado da arte. Disponível em: <https://telemedicina.unifesp.br/pub/SBIS/CBIS2004/trabalhos/arquivos/652.pdf> Acesso em 30 maio 2022.
Telemedicina e Telessaúde – Um panorama no Brasil. Disponível em: <http://pbh.gov.br/informaticapublica/ANO10_N2_PDF/telemedicina_telesaude.pdf> Acesso em 30 maio 2022.
A Jornada do Herói Silencioso: Por Que a Profissão de Motorista de Ambulância Vai Além…
Emergências médicas não escolhem hora nem lugar para acontecer. Quando surge uma situação crítica de…
Você já precisou transportar um familiar para uma consulta médica ou exame e se deparou…
A busca por profissões que combinam estabilidade financeira, propósito social e crescimento profissional tem levado…
Quando uma emergência médica acontece, seja um acidente de trânsito, uma queda grave ou uma…
Encontrar um bom serviço de home care em São Paulo pode ser um desafio. Afinal,…