Com o aumento das necessidades dos pacientes, o Home care tem sido uma maneira eficiente de oferecer atendimento com qualidade e bons resultados.
Porém, o termo home care ainda assusta alguns que o ouvem pela primeira vez, mas não há nenhum motivo para temer o Home care.
Essa é uma tendência que tem contribuído e muito para a medicina em nosso país, acompanhe.
A princípio o nome estranho na verdade é bem simples: tudo se resume em cuidados domiciliares, porém, também podemos chamá-lo de atendimento domiciliar.
Ou seja, Home care é o ato de prestar serviços médicos na casa do paciente.
Estamos falando em um atendimento domiciliar, no entanto, a mecânica do atendimento deverá ser a mesma do hospital.
Desse modo, execute tudo o que executaria em um hospital, mantendo o respeito e profissionalismo para com o paciente.
As formas de atendimento domiciliar são as mesmas do atendimento hospitalar, onde cada caso recebe uma avaliação individual, em que o médico responsável apresenta os tratamentos necessários para o paciente.
No entanto, é claro que cirurgia e procedimentos complexos serão feitos em um hospital apropriado, mas no geral o atendimento é o mesmo.
Os enfermeiros precisam se adaptar à residência do paciente, ou seja, serão \”novos moradores\” da casa. No geral, a enfermagem segue a mesma linha de comportamento hospitalar.
A princípio, o termo home care tem origem americana, onde em nosso bom português significa atendimento domiciliar.
Sendo assim, o médico vai à casa do paciente para oferecer o serviço, assim como também implanta equipamentos hospitalares caso necessário.
No Brasil, os valores sofrem modificações constantes, isso porque cada caso é um caso. Porém, ao falarmos de números teríamos algo entre 2 e 5 mil reais mensais.
No entanto, reforçamos que os valores são bem relativos, pois como dito anteriormente, cada caso é um caso.
A princípio, os serviços home care seguem os mesmo de um hospital, contudo, existem dois comumente utilizados.
O primeiro é o atendimento, processo que funciona exatamente como um atendimento hospitalar, da triagem ao diagnóstico.
O segundo é o monitoramento, serviço responsável por acompanhar a evolução do paciente, também existe a possibilidade de internação domiciliar, mas pouco usado na maior parte dos casos aqui no Brasil.
A maior desvantagem do home care está ligada a ausência de todos os equipamentos hospitalares, onde embora seja possível construir um quarto adequado, ainda assim haverá limitações.
Ou seja, a maior desvantagem é a limitação de procedimentos.
O atendimento domiciliar através do SUS ainda necessita de muita atenção, o governo não oferece o serviço em escala, neste caso poucas pessoas conseguem o atendimento domiciliar.
No entanto, pacientes de pequenas cidades que não possuem o SAMU, podem ter maior chance de receber o atendimento domiciliar.
Telemedicina é o principal, sendo um modelo que ocorre por vídeo chamada, ou presencial, em que neste caso, o médico se dirige à residência do paciente.
Ao buscar uma empresa desse tipo tenha atenção ao quadro de profissionais, certifique-se se todos possuem de fato autorização para atuar.
Além disso, busque o histórico da empresa, e também procure coletar dados como qualidade de serviço, e até de suporte em emergências.
A princípio, isso é definido pelo médico, ao analisar o caso o mesmo irá construir o checklist de equipamentos necessários para o atendimento domiciliar.
Na prática, não existem muitas diferenças ao compararmos com uma clínica, o que muda talvez é a ausência de alguns equipamentos, em especial os aquáticos.
Uma vantagem da fisioterapia domiciliar é o nível de conforto oferecido ao cliente.
Tudo se resume em Atendimento Domiciliar, mas alguns também o definem como atenção domiciliar, sendo na prática a mesma coisa.
A princípio, funciona da mesma forma que uma farmácia tradicional, no caso dos farmacêuticos o serviço normalmente ocorre por chamada de vídeo.
O serviço de fonoaudiologia também é muito querido pelos pacientes, não existe diferença da clínica para a residência do paciente.
Assim, tudo ocorre da mesma maneira que tradicionalmente ocorre em uma clínica, porém, direto da residência do paciente.
Os nutricionistas também possuem espaço no modelo de atendimento domiciliar, onde a possibilidade de oferecer conforto aos pacientes é uma das maiores características.
Além disso, assim como os outros profissionais, os nutricionistas conseguem oferecer o mesmo serviço da clínica na residência do paciente.
Normalmente o médico ou enfermeiro visita o paciente em casa para realizar o monitoramento, porém, também há a possibilidade de chamadas de voz ou vídeo.
Um cômodo da casa é selecionado, onde o médico responsável configura o quarto com todos os equipamentos necessários.
Uma das empresas que oferecem o serviço de atendimento domiciliar é a Unimed, onde clientes ativos podem solicitar o serviço sempre que precisarem.
Tudo se resume em atender o paciente na casa dele, o funcionamento é semelhante ao de um hospital ou clínica.
O maior benefício sem dúvidas é o conforto oferecido aos pacientes, fora também a possibilidade de uma redução de custos a depender do caso.
Qualquer pessoa considerada apta pode aderir ao home care, no entanto, essa regra é apenas para atendimentos particulares ou convênios.
No SUS, o paciente deve aderir a uma série de requisitos e entrar para uma lista de espera.
Tudo se resume em atender o paciente em sua própria residência, onde neste caso o médico vai ao paciente e não o contrário.
A princípio, o médico responsável irá analisar o caso, e em seguida irá direcionar a família qual o sistema será usado para o paciente.
Ou seja, apenas um médico pode construir um sistema para o atendimento domiciliar.
O atendimento a domicílio ainda tem muito a crescer no Brasil, porém, essa maneira de oferecer serviços da saúde tem crescido ao mundo afora.
Ou seja, em nosso país, o Home care tem muito para amadurecer, mas que pode se tornar uma excelente opção.
A Jornada do Herói Silencioso: Por Que a Profissão de Motorista de Ambulância Vai Além…
Emergências médicas não escolhem hora nem lugar para acontecer. Quando surge uma situação crítica de…
Você já precisou transportar um familiar para uma consulta médica ou exame e se deparou…
A busca por profissões que combinam estabilidade financeira, propósito social e crescimento profissional tem levado…
Quando uma emergência médica acontece, seja um acidente de trânsito, uma queda grave ou uma…
Encontrar um bom serviço de home care em São Paulo pode ser um desafio. Afinal,…