Saber como realizar os primeiros socorros para cortes é importante para desinfetar a ferida e garantir que não haja perda de muito sangue.
Para isso, é necessário analisar a situação com calma, não se deixando levar pelos sentimentos intensos vividos no momento.
Para lhe ajudar nesse momento, elaboramos esse guia completo com todos os detalhes sobre o assunto.
A primeira coisa que deve ser feita é uma análise concreta da situação. Para isso, é preciso se acalmar e se atentar para o que está acontecendo.
Em um primeiro momento, avalie qual foi a causa do corte (faca, vidro, prego, etc.) e se o corte é profundo ou superficial. Essas informações são imprescindíveis para que as medidas cabíveis sejam tomadas o quanto antes.
Para tanto, é preciso ter calma e tranquilidade, evitando agir na emoção.
Na hora de analisar o corte, é preciso se atentar aos dois tipos:
Entendido os dois tipos de cortes e o que deve ser analisado ao sofrer algum acidente que proporcione sangramento, veja quais medidas serão tomadas em cada uma das situações:
Se notar que o corte é apenas superficial e não é grave, higienize bem as suas mãos com água e sabão, antes de começar os primeiros socorros.
Em seguida, higienize a região afetada, também usando sabão neutro e água corrente. É importante lavar bem, retirando qualquer resíduo de material (como vidro) que possa estar ali. Esse tipo de resíduo, se não for removido, pode causar sérias infecções.
Depois você deverá aplicar um antisséptico no local, secando em volta da ferida e aplicando um curativo limpo e macio, como uma gaze, sobre o ferimento.
Por fim, procure trocar o curativo regularmente, mantendo o corte sempre limpo e seco, a fim de facilitar a cicatrização.
Quando o corte é profundo, os cuidados devem ser redobrados, a fim de evitar uma hemorragia e uma piora no quadro. Para isso, o primeiro passo é manter a calma e procurar controlar o sangramento o quanto antes. Use um pano limpo e seco para pressionar a ferida, a fim de diminuir a perda de sangue.
Dentro de alguns instantes o sangramento pode parar, e aqui você deverá higienizar a ferida com água corrente e sabão neutro. Use também uma gaze para remover possíveis resíduos e partículas que se mantiveram dentro da ferida.
Se o corte profundo for causado por algum material, não o remova sozinho. Isso poderá provocar uma nova hemorragia. Nesse caso, procure o hospital mais próximo imediatamente.
Embora a ferida possa ser controlada com uma pressão sobre ela, é importante visitar o médico para que ele avalie o caso com mais coesão. Às vezes é necessário o uso de pontos para conter o sangramento e fechar o ferimento.
Quando acontece um corte na cabeça, o cuidado deve ser redobrado. Além da higienização e contenção do sangramento, é indispensável a visita ao médico o quanto antes.
Assim é possível avaliar a gravidade do caso, além de analisar até que ponto a ferida pode ter afetado algo mais profundo. Da mesma forma, o sujeito poderá ficar em observação, garantindo um tratamento mais adequado à situação.
Quando você se deparar com um ferimento causado por corte, atente-se e siga as seguintes dicas:
Para estancar o corte é necessário usar uma gaze limpa, a fim de pressioná-la sobre o ferimento. Lembre-se apenas de não pressionar resíduos que possam estar presos na pele, ok? E imediatamente busque ajuda médica para parar o sangramento.
O primeiro passo é pressionar a gaze ou o pano limpo sobre o corte. Não use nenhum tipo de pomada ou produto como álcool para tentar tratar o ferimento. Foque em manter a calma e pressionar a região para diminuir o sangramento.
Além disso, diminuir a irrigação de sangue também pode ajudar. Para isso, se o corte for no braço, por exemplo, mantenha-o mais erguido para que a circulação na região diminua. Atente-se a isso para evitar muita perda de sangue.
Os curativos só devem ser feitos quando o sangramento já foi estancado. Aqui, é necessário higienizar a ferida com água corrente e sabão neutro, retirando vestígios de vidro ou sujidades que possam estar presas no ferimento. Em seguida, use um antisséptico e cubra o ferimento com uma gaze limpa.
É imprescindível ir ao hospital para que seja feita uma avaliação médica que garanta todos os cuidados necessários e adequados ao caso.
Se você está socorrendo uma pessoa com sangramento abundante, primeiramente, mantenha a calma. Em seguida, procure um pano limpo ou gaze para tentar conter o sangramento o quanto antes, pressionando o tecido sobre a ferida aberta. Mantenha assim por alguns segundos, até que o sangue pare.
Porém, independente de o sangue parar ou não, dirija-se ao hospital mais próximo para que o médico possa avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis o quanto antes.
Cada segundo importa!
A Jornada do Herói Silencioso: Por Que a Profissão de Motorista de Ambulância Vai Além…
Emergências médicas não escolhem hora nem lugar para acontecer. Quando surge uma situação crítica de…
Você já precisou transportar um familiar para uma consulta médica ou exame e se deparou…
A busca por profissões que combinam estabilidade financeira, propósito social e crescimento profissional tem levado…
Quando uma emergência médica acontece, seja um acidente de trânsito, uma queda grave ou uma…
Encontrar um bom serviço de home care em São Paulo pode ser um desafio. Afinal,…